terça-feira, 30 de abril de 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sub-16 "A"



Domingo as nossas Sub-16 "A" receberam a Académica de Coimbra, num jogo onde voltaram a demonstrar a sua qualidade, concentração e determinação durante os 40 minutos, dominando a partida em todos os parametros, e vencendo por larga vantagem o adversários.

C.P.N. 80 - A.A.C. 33 (28-11; 19-08; 13-08; 20-06)

Jogaram: Joana Nora, Catarina Bonito, Sara Moreira, Mariana Guerra, Mafalda Sousa, Sofia Almeida, Rita Pereira, Rita Teixeira, Beatriz Mesquita e Celeste Almeida.

Sub-14 "A"




Domingo jogou-se no Municipal de Ermesinde a 4ª jornada do Campeonato Nacional, com as nossas Sub-14 a receber o Esgueira.
Num jogo onde embora tenhamos tido sempre o ascendente da partida, só na 2ª parte tornamos mais claro o nosso dominio, dilatanto o resultado para uns claros 79-43.

C.P.N. "A" 79 - Esgueira 43 (21-09; 13; 18; 17 12; 28-09)

Jogaram: Marta Figueira, Maria Neves, Catarina Almeida, Rita Pinto, Bruna Costa, Marta Santiago, Eva Pereira, Vanessa Ferreira, Patricia Almeida e Mariana Martins.

domingo, 28 de abril de 2013

Parabéns Cepas



Sub-16 "B"




As nossas Sub-16 "B" deslocaram-se a Vigorosa em jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Distrital.
Num jogo  nem sempre bem jogado, soubemos impor o nosso ritmo sempre que necessário, e testarmos soluções para futuro, tudo isto mantendo a evolução progressiva das nossas atletas, vencendo a partida por 30-53.

Vigorosa 30 - C.P.N. "B" (12-15; 05-22; 02-11; 11-05)

Jogaram: Sofia Correia, Natacha Santos, Rafaela Ferreira, Sofia Sousa, Mafalda Sousa, Sara Miranda, Inês Sista, Claudia Mamede, Rita Teixeira, Celeste Almeida, Inês Bessa e Telma Garcês.

Sub-19



A.D.Sanjoanense 36 - C.P.N. 62

Jogaram: Catarina Bonito, Inês Pinto, Andreia Caldas, Sofia Almeida, Francisca Mêinedo, Sofia Moniz, Cátia Resende, Filipa Correia, Rita Ferraz, Ana Conde, Rita Almeida, Inês Resende.

sábado, 27 de abril de 2013

Sub-16 "A"




Sexta feira dia 26 de Abril, as nossas cadetes deslocaram-se a Nogueira da Maia para defrontar a equipa do Juvemaia, em jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional.
Com uma entrada em jogo atipica, sem chama, precipitados ofensivamente e permissivos, muito permissivos defensivamente, chegamos ao final do 1º periodo a perder por 14 pontos, tendo o adversário conseguido ainda aumentar a diferença para 18 quando faltavam 8 minutos para o intervalo. Só após um desconto de tempo pedido, a equipa se encontrou, sabendo reagir, sufocantes na defesa e eficazes no ataque, demos a volta ao marcador, indo para o intervalo vencendo por 5 pontos.
Na 2ª parte, o avolumar do resultado continuou, ultrapassando a dezena de pontos de diferença, acabando por vencer a partida por 56-74, ficando dado o "aviso" de que temos de ser sérios e concentrados desde o inicio da partida, de modo a evitar "males maiores".

Juvemaia 56 - C.P.N. "A" 74 (28-10; 09-28; 10-20; 13-16)

Jogaram: Joana Nora, Catarina Bonito, Sara Moreira, Mariana Guerra, Mafalda Sousa, Celeste Almeida, Sofia Almeida, Rita Pereira, Rita Teixeira, Beatriz Mesquita, Rita Madureira e Claudia Mamede.

Parabéns Cepas



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sub-16 "B"





Após a "jornada de descanso", as nossas Sub-16 "B" iniciaram a 2ª volta quinta-feira, recebendo o CLIP.
Num jogo em que demonstraram uma boa atitude competitiva, disputando todas as posses de bola e defendendo de forma agressiva e eficaz, foi sem espanto que o "fosso" no marcador foi aumentando com o decorrer do jogo, acabando por vencer por uns claros 60-40

C.P.N. "B" 60 - C.L.I.P. 40 (22-16; 19-08; 13-04; 06-12)

Jogaram: Sofia Correia, Natacha Santos, Rafaela Ferreira, Rita Pereira, Mafalda Sousa, Sara Miranda, Inês Sista, Claudia Mamede, Rita Teixeira, Celeste Almeida e Telma Garcês.

Sub-19




Dia 25 de Abril, as nossas Juniores receberam o vizinho Valongo, em jogo a contar para a 11º jornada do Campeonato Nacional.
Num jogo onde no 1º quarto os ataques se revelaram eficazes e no 2º periodo desastrados, soubemos reagir e após o intervalo realizar um parcial de 19-06, acabando por vencer a partida.

C.P.N. 60 - N.C.R.Valongo 50 (19-17; 07-11; 19-06; 13-15)

Jogaram: Rita Madureira, Inês Pinto, Andreia Caldas, Sofia Almeida, Francisca Mêinedo, Sofia Moniz, Cátia Resende, Filipa Correia, Rita Ferraz, Catarina Bonito, Rita Almeida e Inês Resende.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"100 anos, 100 treinadores"


"Mencionar os técnicos e treinadores que ao longo destes 100 anos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade, sem um estudo aprofundado das épocas em que exerceram a sua actividade, é uma tarefa muito ingrata.

Sabemos que esta iniciativa tem riscos. Nunca considerámos que ela correspondesse a um trabalho histórico de pesquisa exaustiva, mas sempre pensámos que não reconhecer ninguém no ano em que estamos a celebrar os cem anos da modalidade ainda seria uma maior injustiça. Pode ser que esta iniciativa abra ideias e o caminho para um trabalho mais aprofundado. Com a colaboração de todos constituirá, certamente, uma forma mais segura de alimentarmos a galeria de lendas do Planeta Basket.

Para falar dos treinadores recorremos aos livros editados pela FPB de José Costa Pinheiro e Albano Fernandes. Nos primórdios do basquetebol federativo segundo Costa Pinheiro pontifica uma figura: Fernando Amaral do Carnide Clube. Fernando Amaral: “Revelou-se como técnico de inconfundível valor. A sua competência ficou amplamente demonstrada criando uma escola muito sua, que conseguiu dar ao basquetebol nacional jogadores de apreciável qualidade.” Do livro de Albano Fernandes, e nas suas palavras com o devido respeito pelos demais, entre muitos treinadores são destacados os nomes de Manuel Quaresma, Professor José de Sousa Esteves, no dizer do autor “um apóstolo do basquetebol” e de Armelindo Bentes.

Segundo o Prof Olímpio Coelho, mas cremos que decididamente consensual no universo do basquetebol, a figura mais influente, que mais marcou e promoveu mudanças de paradigma na modalidade, nas últimas cinco décadas foi o Prof. Teotónio Lima. Terminamos com as sábias palavras do Prof. Olímpio Coelho: “não basta ter ganho muitos títulos, ter sido seleccionador de uma qualquer categoria, árbitro ou jogador internacional, para ter marcado/influenciado a modalidade nos seus diferentes domínios.”

Mais uma vez, vemos com orgulho o nome do nosso treinador e coordenador, Agostinho Pinto, ser reconhecido pelo seu excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos, sempre com o mesmo empenho, rigor, dedicação e amor pelo basket!

ver noticia:

http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&view=article&id=15440%3Aas-nomeacoes-dos-treinadores&catid=162%3Alendas-100-anos-basquetebol&Itemid=381

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Jogos da Semana




Sub-14 "B"




CPN B X J. Régio

Jogo na quente tarde de domingo, com a nossa equipa a defrontar a mais experiente equipa de J. Régio. Apesar de todas as expectativas, do cansaço físico de algumas das nossas atletas, o jogo foi bastante equilibrado, muito disputado e acima de tudo excelente. As nossas atletas demonstraram que por vezes a diferença etária e de prática da modalidade, não se vê em campo, e etapa a etapa, jogo após jogo, treino após treino a vontade de aprender e melhorar só pode trazer bons resultados quer a nível individual quer colectivo. Apesar da derrota final, a nossa equipa conquistou muitas vitórias  e sucessos nos diversos momentos do jogo.

Jogaram:

Andreia Pinto, Joana Gomes, Catarina Ferreira, Catarina Silva, Mariana, Daniela, Marta Fernandes, Andreia, Vanessa, Sofia Coelho, Inês Reis e Bruna.

terça-feira, 23 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cepas com Inês Alves!




A nossa atleta Inês Alves já foi operada, tendo a mesma corrido bem, vai agora iniciar a sua recuperação para voltar a espalhar magia e alegria no campo! Força Inês, a familia CEPAS estará sempre presente na tua recuperação!

domingo, 21 de abril de 2013

Sub-16 "A"




Este domingo teve inicio a 2ª volta do Campeonato Nacional, com as nossas cadetes a receberem a equipa da Sanjoanense.
Com um primeiro periodo verdadeiramente demolidor, apesar de algum desacerto ofensivo, acabamos os primeiros 10 minutos com o cesto inviolável, vencendo por 20-00.
Dai para a frente, e apesar da réplica dada, a partida esteve sempre controlada, afastando no marcador sempre que decidiamos aumentar o ritmo de jogo.

C.P.N. 63 - Sanjoanense 31 (20-00; 17-12; 10-14; 16-06)

Jogaram: Joana Nora, Catarina Bonito, Sara Moreira, Mariana Guerra, Mafalda Sousa, Celeste Almeida, Sofia Almeida, Rita Pereira, Rita Teixeira, Beatriz Mesquita, Rita Madureira e Catarina Miranda.

Sub-19




Sábado as nossas Juniores deslocaram-se a Barcelos em jogo a contar para a 10º jornada do Campeonato Nacional.
Sabendo da importância do jogo, as nossas atletas entraram algo precipitadas na partida, permitindo um parcial de 4-0, ao qual souberam responder colocando o marcador em 11-12 no final do primeiro quarto. No segundo periodo permitimos demasiados cestos fáceis junto à tabela, e apesar de alguns erros infantis a nivel ofensivo, não permitimos ao adversário ganhar ascendente de maior na partida, indo para intervalo a perder por um ponto (30-29).
Após o intervalo, e com o adversário a conseguir colocar o jogo a 5 pontos, soubemos ser C.P.N. e reagindo à adversidade, arrancamos para uma segunda parte de excelente nivel, dando a volta ao marcador ainda durante o 3º periodo, e aumentando a vantagem progressivamente (diferença chegou a ser de 20 pontos), vencendo a partida por 56-67, deixando tudo em aberto para os próximos jogos, sendo o apoio de todos importante, tal como hoje foi a de todos os que se deslocaram a Barcelos para apoiar as nossas jovens CEPAS!

Barcelos 56 - C.P.N. 67 (11-12; 19-17; 10-16; 16-22)

Jogaram: Rita Madureira, Inês Pinto, Andreia Caldas, Catarina Bonito, Francisca Mêinedo, Sofia Moniz, Sofia Almeida, Filipa Correia, Rita Ferraz, Ana Conde, Rita Almeida, Cátia Resende.

Sub-14 "A"




Sábado as Sub-14 "A" deslocaram-se a Coimbrões para defrontar a equipa local, em jogo a contar para a 3ª jornada da II Fase do campeonato nacional.
Conforme seria de esperar, quem se deslocou ao pavilhão teve a oportunidade de ver um jogo disputado do primeiro ao último minuto, com várias alternâncias no marcador, acabando a vitória por sorrir à equipa que cometeu menos erros.

S.C.Coimbrões 72 - C.P.N. "A" 69

Jogaram: Marta Figueira, Maria Neves, Catarina Almeida, Rita Pinto, Bruna Costa, Marta Santiago, Eva Pereira, Daniela Aranha, Mariana Pereira, Vanessa Ferreira, Patricia Almeida e Mariana Martins.

sábado, 20 de abril de 2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mini Cepas





Foi no domingo que os nossos Mini Cepas foram a Barcelos, a convite da equipa local participar no torneio por eles organizado. Uma tarde bem passada, em convivio com as outras equipas e competição nos jogos.




























terça-feira, 16 de abril de 2013

Jogos da Semana



Sub-14 "B"





CPN B X Académico

Jogo na tarde de sábado com a nossa equipa a sentir muitas dificuldades face a uma equipa muito mais experiente e muito forte fisicamente, onde o resultado final muito desnivelado foi o que menos interessou, completando-se assim mais uma etapa da vida desportiva das nossas atletas.

Jogaram:

Mariana, Inês, Margarida, Sofia Fonseca, Marta Leite, Andreia, Márcia, Francisca, Carolina, Beatriz, Joana e Catarina Ferreira.

CLIP B X CPN B

Jogo na manhã de domingo, em que as nossas atletas naõ entraram com o ritmo desejado, mas com o andar do jogo conseguiram um ascendente sobre a equipa do CLIP B, terminando o jogo com uma vantagem assinalável.

Jogaram:

Margarida, Sofia Fonseca, Catarina Silva, Francisca, Sofia Coelho, Alexandra Sofia, Marta Leite, Daniela, Vanessa, Mariana, Inês e Marta Fernandes












































































































fotos retiradas de AFC Basquetebol